É preciso provocar sistematicamente confusão. Isso promove a criatividade. Tudo aquilo que gera contradição, gera a vida.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Liberdade de expressão ou livre arbítrio ?

A várias formas de utilizar a liberdade de expressão... Podemos usar a expressão com palavras, gestos ou, simplesmente, o silêncio... [Um dos mais sábios, e menos utilizados.]Quando paramos por um instante para pensar nisso, logo pensamos em dizer ou escrever tudo o que pensamos, da uma vontade louca de gritar, esbravejar e, em razão da liberdade de expressão, pensamos estar imune a penalidades...
Mas, antes de se fazer uso da liberdade de expressão [devemos fazer uso da sabedoria...] Creio eu que ter sabedoria para perceber qual a melhor forma de expressão no momento adequado, nos livrará de um futuro arrependimento... A liberdade se tem: de escolha. Temos que ter serenidade, razoabilidade para escolher a melhor forma. Às vezes, com um gesto, se diz tudo... Posso dizer que amo fazendo um coração... Mando alguém tomar no (...) esticando o dedo médio... É assim, mas simples do que parece, mais direto do que se pensa. Com um simples gesto posso ofender, ou posso declarar meu amor, posso dar adeus...As vezes é hora de falar, [mas com cuidado...] palavras ditas são eternas. [Não tem como apaga-las.] O sentimento do momento pode até acabar, mas a pessoa que ouviu suas palavras [delas vão sempre se lembrar.] Uma vez que se pronuncia uma palavra é como uma flecha lançada... [Não tem como voltar atrás.] Se é para dizer algo do que vai se arrepender, [melhor não dizer...] Muitas vezes, envolvidos no clima do momento; esquecemos que o silêncio é a melhor forma de expressão. [Com ele se diz tudo.] Um sim, um não, um talvez, e o melhor, essa é a forma mais "segura" de não deixar marcas. [Ou, que essa marca não seja tão dolorida] É a forma mais sutil e sábia de expressão, quando não se sabe bem oque dizer. [Melhor deixar uma página em branco e pular a folha] seguir adiante [e talvez, em outra oportunidade poder voltar e escrever quando estiver mais seguro] do que escrever errado, rasurar ou não ter como apagar seus erros... Portanto, liberdade de expressão para mim é isso. É poder ter a liberdade de escolha, escolher como exprimir seus desejos, seus pensamentos, seus sentimentos, da melhor forma possível [e que se sabe, até o momento presente].

P.S.: Vale lembrar que a liberdade de expressão mau usada, poderá nos levar a uma pena por crimes (de injuria, difamação ou calunia), mas não da responsabilidade civil pelos danos morais ou materiais que uma declaração ou gesto possam causar...Portanto, devemos tomar muito cuidado!

As vezes nossos pensamentos ficam bem melhores guardados em nossa cabeça...

32 comentários:

Macaco Pipi 25 de setembro de 2009 às 00:12  

É MOSTRAR SUAS IDÉIAS E EXECUTA-LAS SEM ATINGIR AO PROXIMO! :D

........ 25 de setembro de 2009 às 01:44  

É, eu mesmo aprendi que o SILENCIO sempre fala mais alto.... Adorei a forma como vc se EXPRESSOU, com total liberdade, carregando bem os subtemas, as cores e os sentidos...PARABENS PAULA! SEM PALAVRAS pra me expressar, adorei seu post, aprendi bastante aqui, Adorei vc! Enfim continue sempre assim... =D
Bjoss!

Bruno Alves 25 de setembro de 2009 às 01:46  

Num país cujo diz :Liberdade de expressão.
Não podemos esperar muita coisa alem da dita democracia da qual somos obrigados a fazer o que o governo manda.
Alias ,vivemos num país livre do que ?
De pessoas com pensamentos furteis e sem noção ?
Ou de nós mesmos ?

Abraços

Carol Sakurá 25 de setembro de 2009 às 07:36  

Livre-arbítrio interior gera liberdade de expresão com sabedoria.
Fantástico moça!
Adoro estar por aqui!
Beijo!
Carol Sakurá
lepoeteenfleuer.blogspot.com

Eduardo o/ 25 de setembro de 2009 às 23:13  

gostei

usou bem os efeitos graficos

;]

se puder passa no meu blog

http://oarlecrim.blogspot.com

Unknown 26 de setembro de 2009 às 00:50  

oi, olha eu aqui de novo, faz tempo que eu não passo por aqui.
andei meio cheiod e coisas desagradáveis me cercando, aí andei meio sumido, até minhas piadas ficaram meio sem graçapor uns 15 dias, foi o tempo que durou, a má fase que minha vida me impôs.
mas já passou e eu retomei com mais força ainda, dápra perceber nas minhas postagens dessa semana. como andei meio sumido, andei meio desligado dos parceiros por uns diasmas voltei mais forte ainda.
vamos ver o que dá daqui pra frente.
e uma coisa que me ajudou muito na superação dos meus obstáculos pessoais, foi a utilização do livre arbítrio, com o livre arbítrio eu consegui a mina liberdade de expressão, lutei silenciosamente contra o mal que me atingia, deixei o mal ir crescendo enquanto no silencio eu encontrei uma forma de derrubar ele depois de ele ter crescido, quanto maior é o pinheiro, mais bonito é o tombo, e foi assim, usando essa tática que vc postou aqui, mesmo sem passar por aqui, eu superei minhas adversidades, e estopu renovado.
portanto é importante ter liberdade de expressão, mas saber usar a liberdade é muito mais importante, usar a liberdade com sabedoria é um trunfo muito forte que pode ser decisivo em alguma coisa que esteja te atrapalhando.
bjs e até mais...

Fábio Sousa 26 de setembro de 2009 às 07:45  

Oieeee...


Vivemos em um pais livre, onde nos calamos bastante.
Quero crescer e ser sábioo...

Amei o seu texto

Um bejaummmmmmmmm

Natália Ferreira 26 de setembro de 2009 às 16:29  

devemos siim expresar nosssas opnioese ate mesmo reaçoes

Verdelone 26 de setembro de 2009 às 18:05  

Oie
Perfeito, falou pouco mas disse tudo...
Liberdade de Expressão...
Abração
Cia dos Botecos www.ciadosbotecos.blogspot.com

ROdrigo 27 de setembro de 2009 às 20:14  

Uma coisa muito importante sobre a liberdade de expressão e quase sempre esquecida é que a minha liberdade vai até aonde começa a do próximo e muitas vezes isso não é respeitado.

Vim agradecer a sua visita e o comentério lá no meu blog.
Essa semana no meu blog escrevi sobre As 100 Melhores Séries Versus Os 100 Melhores Episódios, caso queira opinar fique a vontade.
Você já faz parte dos nossos Top Comentaristas? Não sabe? De uma passada no blog e olhe na coluna da esquerda (mais abaixo) e veja se eo seu nome já vincula lá.
Até Logo

Vini e Carol 28 de setembro de 2009 às 10:08  

Bom, temos essa opção para dizermos o que queremos e na hora que queremos, podemos ver isso como uma vantagem, mas pode não ser bem assim...
Pessoas usam as palavras como meio de agressão, usam palavras como forma de mentiras, usam as palavras como forma de alienação e manipulação.
Sei lá, acho que cada um têm que saber o que falar, e na hora certa, se não essa tal liberdade de expressão de nada vale.

PS: Ficou bacana o novo layout, beeem melhor.

Beijos.

Rafa 28 de setembro de 2009 às 10:49  

Vc explanou bem sobre duas situações deveras complexa...

Apesar de seu belo texto, não cheguei a uma conclusão, rs

http://cemiteriodaspalavrasperdidas.blogspot.com/

CAMILA de Araujo 28 de setembro de 2009 às 13:02  

Eu acho que todo mundo tem o direito de falar o que quiser, desde que tome cuidado e se responsabilize pelas palavras ditas...

Adorei seu comentário, me deixou até seu graça.
Só tenho a agradecer.Valew mesmo...

www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

Ana Paula Almeida 28 de setembro de 2009 às 13:46  

"O silêncio... um dos mais sábios e menos utilizados", concordo! Pena que poucas pessoas têm o bom senso para utilizar o silêncio nas horas certas...
Ótimo post!
Bjs

kbritovb 28 de setembro de 2009 às 14:03  

e o olhar tb é uma forma de expressão
me lembra de uma frase
"se vc não compreende um olhar também não compreenderá uma longa explicação"

Mima 28 de setembro de 2009 às 14:50  

você escreve mt beeim!! ^^
mais uma vez. parabens pelo texto!
perfeito!!

^^ beijinhos!!

Natália Ranhel 28 de setembro de 2009 às 15:13  

muito certa você! tem um ditado q se encaixa bem aqui .."tem 3 coisas q nunca voltam atrás: a pedra jogada, a plalabvra mencionada, e a oportunidade perdida"

Anônimo,  28 de setembro de 2009 às 17:12  

Querida amiga avassaladora... Maturidade. Esse nome deve ser mais que apenas uma palavra no dicionario... Liberdade precisa desse componente para funcionar como liberdade!Fora isso... transforma-se em irresponsabilidade e merece todas as punições da lei e dos ceus!

Lucian 28 de setembro de 2009 às 21:22  

"Vivemos num pais livre"... Estou livre só até as grades do frente da minha casa... ;/ kk

Bjs ;*

Carol 29 de setembro de 2009 às 21:03  

Oi , parabéns seu blog é 10 . Gostei e estou aqui comentando e seguindo . Bom acho que vc disse tudo com sua postagem , reflexão ... Liberdade de expressão para mim é fazer ou falar aquilo que vc quiser e sem ter medo de alguém te julgar pelo seu ato . Poder ter a opinião formada e livre .
Beijos .

Unknown 30 de setembro de 2009 às 22:25  

olha eu aqui de novo,
só passei pra agradecer as suas visitas e os comentários.

tem piadinha nova postada nesse minuto,
obrigado pela atenção e carinho com o meu blog,
o seu tbm é muito valioso pra mim.

Deni Maciel 30 de setembro de 2009 às 22:31  

prefiro a liberdade de excpressão mesmo...
um abraço.
ótima quinta.
e lembre-se.
Dizer a verdade é igual exame de próstata....pode doer...ferir...mas é pro bem da vítima...ops pessoa . ..
e quem planta maconha...dá CANA...
xD~
Fui.se não apanho de tanto escrever bobagis

NO kidding 2 de outubro de 2009 às 19:32  

E ai beleza? Eu sou o Lênin! ;PP desculpa o incômodo mas por motivos óbvios estamos trocando o nosso banner, peço a gentileza de todos e acessar:

http://1lenin1blog.blogspot.com/search/label/Parcerias

e fazer a troca do banner!agradecemos a todos! peço isso para ficar uma coisa mais padronizada e tal. A gradeço desde já e se der fazer a troca o mais rapido possivel! Mas sem pressa ;P

VALEU! BJUS & ABRAÇOS!

Anônimo,  3 de outubro de 2009 às 13:02  

Ah, sinceramente, eu não gosto do silencio não '-'
Até para dormir, tem que ter algum barulho para mim, se não eu demoro kkk so igual meu pai nessa parte...

Unknown 4 de outubro de 2009 às 17:14  

oi,
vc tá bem na votação do melhor blog.
eu estou em quinto
vc tá em nono.

Unknown 7 de outubro de 2009 às 11:57  

tem mutreta noa votação do premio m3
tenho provas e posso passar por email.

NO kidding 9 de outubro de 2009 às 16:16  

E ai galera, olha eu sei que é chato , de novo eu com isso aqui, se fosse eu mandaria longe, mas agora o 1lenin 1blog ta DE NOVO ¬¬ com um banner novo, mas agora é OFICIAL! E garanto que esse vai fica bem mais bonito em seus blog!
Agradeço mesmo, e prometo render visitas para o blog de vocês!!! Desculpa o incomodo mesmo!
Façam a troca aqui:

http://1lenin1blog.blogspot.com/search/label/Parcerias

Agradeço ae de coração!
Abraços!

Unknown 12 de outubro de 2009 às 19:36  

que houve contigo ein moça?
vc sumiu

Anônimo,  16 de outubro de 2009 às 20:02  

muito bom o seu blog.
sobre o selo que você colocou no meu blog, eu não encontrei por aqui, se você puder me mostrar.
desde já agradeço
e parabéns
postagens novas : http://monlomejor.blogspot.com/

Danii. 5 de novembro de 2009 às 11:36  

Tando a liberdade de expressão como a de livre arbitrio, é a forma fundamental de mostrarmos quem somos!
Muito bom o post, depois de uma passadinha no meu, e brigada pelo comentario no meu post antigo

ana camila 17 de novembro de 2009 às 17:57  

lindo como sempre, teu blog querida...
beijoks...
;*

Anônimo,  30 de novembro de 2009 às 10:09  

Oii! Passei aqui pra avisar que tem um selo pra vc lá no meu blog! Entra lá e pega okey?
~~♥ http://www.blogdaandri.blogspot.com/ ♥~~
Bjin''

Postar um comentário

Os Comentários, são o seu espaço para dar sua opinião e complementar os debates sobre os assuntos que trato aqui no meu blog. Ou seja, você mesmo acaba formando sua opinião, eu apenas aponto o caminho.

Diga o que achou de verdade, estou aberta a elogios, e também as críticas, pois com elas poderei melhorar!
Blog Certas Coisas!!!

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

  ©Template by Cine Tube On - Cinema Online. Alterado por Paula dona deste blog. No ar desde: 24/07/2009 Certas Coisas... -

TOPO