“Quem conhece alguém viciado em Guaraná?”
Dificilmente encontraremos alguém categoricamente viciado
em guaraná!
Mas, já em Coca – Cola, (todos conhecemos ou iremos conhecer alguém viciado em Coca – Cola.) Mas, porque esse é um refrigerante tão viciante? – Será por um de seus componentes mais conhecidos e também viciante A cafeína, como costumam dizer, Ou ainda tem algum segredinho escondido por trás de seu próprio nome [Coca] ?
Vendida em mais de 140 países, e a marca mais conhecida e vendida do mundo, Tendo como sua maior concorrente a Pepsi.
Criada em 1886, pelo farmacêutico John Pemberton produzida originalmente como um remédio tônico para os nervos, patenteado, a Coca – Cola gradativamente mudou sua fórmula e assim conquistou novos mercados. Um dos empresários responsáveis pelo sucesso e marketing da Coca-Cola Company foi o Asa Griggs Candler, suas táticas agressivas de marketing levaram a empresa a conquistar grandes fatias do mercado de refrigerantes no mundo, a partir do século XX Até os dias de hoje.
Anteriormente também recebeu seu sabor de Noz de Cola. Hoje, o refrigerante substituiu pela Cafeína. Porém, o sabor ainda é feito através de Noz de Cola e folha de Coca. A cocaína foi retirada das folhas e a bebida não contem traços da Droga.
Vendida ainda como remédio por 5 cents o copo.
Depois relançada como bebida leve. As primeiras vendas foram em farmácias na Cidade da Atlanta, em 8 de maio de 1886. Seu criador anunciou a bebida pela primeira vez em 29 de maio. O concentrado era embalado em barris de madeira, na cor vermelha. Por isso, o vermelho foi adotado como cor oficial da bebida. Até 1915, uma pequena quantidade de cocaína estava entre os ingredientes.
Apesar dos gastos de produção na frente de batalha serem elevados, a empresa optou arcar com os mesmos, numa tática de marketing, vendendo o refrigerante pelo mesmo preço cobrado nos EUA. Tendo em vista a sua associação com os produtos americanos e os Estados Unidos, ela acabou ganhando o papel de um símbolo patriótico. A publicidade da bebida aumentou muito após a guerra, quando os soldados retornaram fazendo propaganda do refrigerante. Então foi criado um tipo de embalagem que vendia 6 garrafas de Coca-Cola (sixposts), a qual se tornou preferida das donas de casa americanas.