É preciso provocar sistematicamente confusão. Isso promove a criatividade. Tudo aquilo que gera contradição, gera a vida.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

“Quem conhece alguém viciado em Guaraná?”

Dificilmente encontraremos alguém categoricamente viciado
em guaraná!
Mas, já em Coca – Cola, (todos conhecemos ou iremos conhecer alguém viciado em Coca – Cola.) Mas, porque esse é um refrigerante tão viciante? – Será por um de seus componentes mais conhecidos e também viciante A cafeína, como costumam dizer, Ou ainda tem algum segredinho escondido por trás de seu próprio nome [Coca] ?
Vendida em mais de 140 países, e a marca mais conhecida e vendida do mundo, Tendo como sua maior concorrente a Pepsi.
Criada em 1886, pelo farmacêutico John Pemberton produzida originalmente como um remédio tônico para os nervos, patenteado, a Coca – Cola gradativamente mudou sua fórmula e assim conquistou novos mercados. Um dos empresários responsáveis pelo sucesso e marketing da Coca-Cola Company foi o Asa Griggs Candler, suas táticas agressivas de marketing levaram a empresa a conquistar grandes fatias do mercado de refrigerantes no mundo, a partir do século XX Até os dias de hoje.


A bebida ganhou esse nome de Coca – Cola porque originalmente o estimulante misturado á bebida era Cocaína. Vinda das folhas de Coca.
Anteriormente também recebeu seu sabor de Noz de Cola. Hoje, o refrigerante substituiu pela Cafeína. Porém, o sabor ainda é feito através de Noz de Cola e folha de Coca. A cocaína foi retirada das folhas e a bebida não contem traços da Droga.
Vendida ainda como remédio por 5 cents o copo.
Depois relançada como bebida leve. As primeiras vendas foram em farmácias na Cidade da Atlanta, em 8 de maio de 1886. Seu criador anunciou a bebida pela primeira vez em 29 de maio. O concentrado era embalado em barris de madeira, na cor vermelha. Por isso, o vermelho foi adotado como cor oficial da bebida. Até 1915, uma pequena quantidade de cocaína estava entre os ingredientes.

Asa Griggs Candler, comprou Pamberton e seus parceiros em 1887. A Coca-Cola foi vendida em Garrafas pela primeira vez em 12 de março de 1894 e as primeiras latas de alumínio da Coca apareceram em 1955. O primeiro engarrafamento da Coca-Cola ocorreu em 1891. Seu proprietário era Joseph A. Biedenharn. As garrafas originais eram garrafas Biedenharn, muito diferentes do visual atual de silhueta que as garrafas possuem.

Na Segunda guerra Mundial
Quando os Estados Unidos entraram na Segunda guerra Mundial, seus soldados americanos mandavam cartas para a empresa da Coca - Cola Company, pedindo que a bebida fosse fornecida. Empolgada com as cartas, a Coca-Cola desenvolveu "fábricas" móveis e essas foram enviadas para as frentes de batalha junto com técnicos da empresa, para garantir a produção e a distribuição da bebida para os soldados
Apesar dos gastos de produção na frente de batalha serem elevados, a empresa optou arcar com os mesmos, numa tática de marketing, vendendo o refrigerante pelo mesmo preço cobrado nos EUA. Tendo em vista a sua associação com os produtos americanos e os Estados Unidos, ela acabou ganhando o papel de um símbolo patriótico. A publicidade da bebida aumentou muito após a guerra, quando os soldados retornaram fazendo propaganda do refrigerante. Então foi criado um tipo de embalagem que vendia 6 garrafas de Coca-Cola (sixposts), a qual se tornou preferida das donas de casa americanas.



Matéria-prima da Coca-Cola, é um segredo industrial protegido por várias patentes. A cópia dessa fórmula é guardada no cofre principal do SunTruts Bank em Atlanta. Seu predecessor, Trust Company, supervisionou a oferta pública inicial em 1919 da Coca-Cola Company. Uma Lenda Urbana diz que apenas dois executivos têm acesso à fórmula, com cada um deles tendo acesso a apenas metade da fórmula. De fato, a Coca-Cola possui uma regra restringindo o acesso a apenas dois executivos, cada um sabendo a fórmula completa e outros, além da dupla descrita, conhecem o processo de formulação.

Guerra das Colas
Durante a década de 1980, a Pepsi – Cola realizou uma série de anúncios televisivos mostrando pessoas que participaram em testes de gosto na qual expressaram sua preferência pela Pepsi em relação à Coca. A Coca-Cola também exibiu anúncios para combater os da Pepsi, num incidente às vezes chamado, no meio publicitário, de "a guerra da cola". Um dos anúncios da Coca comparou o então chamado "desafio Pepsi" a dois Chimpanzés decidindo que bola de tênis tinha mais tecido. Após isso, a Coca-Cola manteve sua liderança no mercado global de refrigerantes, embora a Pepsi tenha conseguido conquistar brevemente alguns mercados regionais.

71 comentários:

Alessandra 31 de agosto de 2009 às 12:09  

ótimo infotmativo!Gostei muito.estou seguindo seu blog,quando der,visite os meus ok?

NO kidding 31 de agosto de 2009 às 13:04  

ta mudado o banner la no meu
valeu

kbritovb 31 de agosto de 2009 às 13:19  

mto legal e interessante esse seu post
mas prefiro guaraná antartica =p

Unknown 31 de agosto de 2009 às 13:27  

Cara esse teu blog tá perfeito
bom eu sou viciada em guaraná :p
bejins
http://borboletagem.blogspot.com

Luiz Scalercio 31 de agosto de 2009 às 15:30  

bellissimo blog.
eu nao sou viciado .
mas pra tanto faz uma
marca como outas.

Equipe In Da Hell 31 de agosto de 2009 às 18:12  

Com certeza a coca-cola ainda tem cocaina.
Ha dois anos ela quase foi proibida no brasil , pq o governo tava brignado com a empresa, pq exigiam saber o que estava sendo oferecido ao consumidor...mas a companhia conseguiu sumir com todos esses processos...sabe-se la como...

http://indahell.blogspot.com/

Lixeiro 31 de agosto de 2009 às 18:16  
Este comentário foi removido pelo autor.
Lixeiro 31 de agosto de 2009 às 18:25  

todos conhecemos ou iremos conhecer alguém viciado em Coca – Cola.[2]
mandou bem! ;)

Lua- Eu Crio Moda 31 de agosto de 2009 às 18:34  

a coca-cola e tipo o cerebro ´(do pink e o cerebro)só que com a diferença de que ela conseguiu dominar o mundo
aaaaaaaaaaa eu num sou muito fã d coca-cola
não eu gosto mais de guaraná em primeio lugar em segundo de limã e por teceiro de laranja e por ultimo o refrigerante pretokkkkk

Lee Telemensagem 1 de setembro de 2009 às 02:02  

Coca cola é uma empresa muito antiga e grande
parei de tomar coca cola pois meu cunhado era viciado e ficou doente e sem a coca ficou depressivo, para quem não sabe a coca vem da cocaina, e tem na coca cola... qr ficar doente e doidão? tome coca cola!!

http://leetelemensagens.blogspot.com

thinkabout 1 de setembro de 2009 às 07:38  

Só tomo Coca quando ta na mesa , caso contrario ...

Prefiro guarana antartica !

:D

FAGGH® 1 de setembro de 2009 às 08:19  

Eu sou viciado em coca cola , eu sou magro mais se continuar com essa dieta COCA+Mc eu vou parar com uns 120 Kg hauhahua , mais não duvido que aha um o outro ingrediente secreto na formula que vicia mais do que cafeina
abrç
www.celebritypoke.blogspot.com

Fábio Flora 1 de setembro de 2009 às 08:24  

Minha namorada e eu não bebemos Coca-Cola. Aliás, não bebemos nenhum refrigerante. Não gostamos. Particularmente, não gosto de nenhuma bebida gaseificada. Mas eu bebo o suco Del Valle Mais, que é da Coca-Cola Company. Conclusão: não há como escapar da onda vermelha... Abraços e sucesso com o blog!

J.F. Marques 1 de setembro de 2009 às 09:16  

Nunca vi mesmo alguém viciado em guaraná, agora em Coca-Cola, muita gente eu conheço que é. Com certeza por trás disso tudo deve ter uma substância que causa a dependencia da bebida, só que isso é uma coisa que acho que nunca vão descobrir.
Parabéns pelo texto e pelo blog.
Abraço.

Carine Galle 1 de setembro de 2009 às 09:30  

abaixo as drogas!! srsrsrs ainda prefiro guarana tbm...beeemm mais saudavel ainda..

http://seducaoedesign.blogspot.com/2009/08/brinde-para-seguidores.html
PARTICIPE DA PROMOÇAO!!!

Erich Pontoldio 1 de setembro de 2009 às 10:03  

Excelente post com fatos e dados históricos sobre a Coca-Cola.
Confesso que eu sou viciado em Coca-Cola...chego a ficar irritado se não tem em casa e ja cheguei a sair de madrugada para comprar.

Anônimo,  1 de setembro de 2009 às 10:51  

Querida amiga avassaladora... Não sou viciada em nenhum refrigerante, bebida alcoolica, cigarros, chicletes doces etc e tal...
Gosto de variar e as vezes tenho desejo de tomar um simples suco de abacaxi com hortela do habibs ou uma lata de fanta uva, ou quem sabe um guarana antartica ou até mesmo uma coca cola.... tenho amigos que sabem distinguir o paladar das varias apresentações da coca cola... isso que é lingua poderosa!

Mima 1 de setembro de 2009 às 11:12  

noossa... qt coisa. Coca cola éh mt boom mesmo néah?! mas eu conheço gentes que não gostam! como pode?!

tô seguindo o seu...

parabens pelo blog!!

beijos!

Rômulo Lopes 1 de setembro de 2009 às 11:30  

Eu não bebo refrigerante. De nenhum tipo.
Meu amigo que escreve comigo no meu blog é viciado em guaraná... sem gás! =)

Lucian 1 de setembro de 2009 às 12:16  

Pra mim a Pepsi e a Coca são iguais kk
Eu tomo Fanta laranja kk
Ou Antartica... Show.

Robson 1 de setembro de 2009 às 12:39  

Seu novo baner foi add,e seu blog está cada dia memlhor


http://superblogueiros.blogspot.com
(divulgação grátis para blog)

Ísis Melo 1 de setembro de 2009 às 13:56  

Muito interessante! Sou louca por coca-cola e mais ainda pelas suas campanhas, marcas, etc.
Já lí esse livro, Por deus pela patria pela coca cola. E amei!
Conheço algumas pessoas realmente viciadas nisso, pra mim não chega a ser um vício, visto que não preciso dela, mas é SEMPRE muito bem-vinda.
Meu namorado é viciado é guaraná! Mas tbm não deixa de lado o sabor inigualável da coca.

Vini e Carol 1 de setembro de 2009 às 16:32  

Vish, a Coca é droga! hahaha
Por isso que muita gente toma para não dormir, porque tem cocaína no meio! uhauhauhahuahuuha

Muita coisa daí eu não sabia.
Mas acho que a Pepsi não fica muito para trás, de todas as "Colas" existentes foi a que mais chegou perto da Coca.

Beijos.

Pablo Vallejos 1 de setembro de 2009 às 21:44  

MUUUUUUUUITO bom esse post!
Blog muito legal também!

Assim que der, visita meu blog?
Se gostar, comenta :)

Abraços!

ThiagOrnelas 1 de setembro de 2009 às 21:51  

muito bom cara.
Demais mesmo.
Coca cola, o refrigerante do demo, mas eu nao resisto..
=/

www.nos4.wordpress.com

Felipe Santos e Camila Alvarez 2 de setembro de 2009 às 12:42  

Coca-Cola só não é melhor do que cerveja
xD
Belo post...mas ficou devendo a fórmula hein xD

Aloha
http://surfinsantoss.blogspot.com/

Rafa 2 de setembro de 2009 às 12:56  

Belo atualização para o blog meu anjo!

Um excelente trabalho sobre coca, deve ter dado um putra trab a pesquisa em?

Adoro e estou seguindo...

http://cemiteriodaspalavrasperdidas.blogspot.com/

PauLinha 2 de setembro de 2009 às 13:17  

Rafa: É, verdade minha pesquisa sobre a história da Coca-Cola deu mó trabalhao, mais acho que ficou legal as informações que selecionei...

Bjs tbm estou seguindo seu blog.

Fabrício Bezerra 2 de setembro de 2009 às 13:19  

Coca colaé uma coisa tao poderosa que poucas pessoas ouviram falar do escandalo da coca cola com a dolly aqui no Brasil,por que nenhuma emissora falou sobre isso(só a redetv,que a dolly era uma das patrocinadoras)

PauLinha 2 de setembro de 2009 às 13:22  

Felipe Santos e Camila Alvarez: Então a fórmula é secreta, tentei achar mas acho que por mais que eu pesquise nunca encontrarei a verdadeira fórmula do refrigente da Coca-Cola. Talvez, seja esse o segredo de tamanho sucesso...

Abraços

well,  2 de setembro de 2009 às 13:26  

Oia...ta virando uma otima pesquisadora, mostrando a verdade por tras da verdade....tomar cuidado em huehuahuahua

PauLinha 2 de setembro de 2009 às 14:40  

Fabricio bezerra da guia : Para desespero da multinacional, o assunto sobre a existência de folhas de coca entre os ingredientes da Coca-Cola, foi trazido à tona novamente por uma empresa concorrente, e que conhece muito bem os processos de produção. Desde 2003 a fábrica nacional de refrigerantes Dolly acusa a Coca-Cola, em todas as instâncias administrativas e legais, de concorrência desleal, abuso do poder econômico e práticas criminosas, comprovando ações da multinacional para tirá-la do mercado.

Ambrosius Vallin 2 de setembro de 2009 às 15:26  

Comento o artigo bebendo a minha aqui do lado.

Camaleão 2 de setembro de 2009 às 15:47  

Eu até prefiro evitar os refrigerantes, mas eu prefiro um bom guaraná antartica do que a coca cola, a coca contém cocaina na fórmula e por isso é tão viciante.

http://camaleaoriddle.blogspot.com/

PauLinha 2 de setembro de 2009 às 15:58  

Camaleão: Mas é muito importante que seja esclarecido ao público que o que se procurava na fórmula secreta da Coca-Cola, não era cocaína; e, sim, derivados de folhas de coca, que produzem outras substâncias, advindas da composição química, e também passíveis de criar dependência física e psíquica.

DANIEL 2 de setembro de 2009 às 16:12  

muito bom parabens !!! vou seguir segue o meu tb

http://daniel-superdownload.blogspot.com/

AliceHolovati 2 de setembro de 2009 às 16:13  

a coca cola não é apensa uma bebida,tornou-se verdadeiro símbolo do imperealismo e do capitalismo norte americano.

Macaco Pipi 2 de setembro de 2009 às 16:47  

um pouco mais de acido fosfórico que os outros e gás...

leilane 2 de setembro de 2009 às 17:15  

Nossa que fera esse seu texto bem completo!
realmente, não lembro de ter ouvido alguém falar que é viciado em guaraná, só ouvi dizerem que não curtem coca!
Antes eu era uma das viciadas em coca-cola, e das boas!
HSIUHSIHSAU
MAs daí do nada, enjoei, seilá, e parei de tomar refrigerante, parece que não tem mais graça... o que é ótimo pra minha saude :D
apesar de vc dizer aí que não contém droga na coca (eu sempre axei que tinha sim), refri dá celulite :D
UHASSAUISIAHSAUI
Mesmo se tem ou não cocaína, todo mundo vai continuar bebendo... é uma delícia! minha mae uma vez sarou q ela tava doente só tomando coca HUAHUSAUIASUIAS
Enfim, adorei seu blog /falei demais, mals :X
bejão
http://futil-porem-essencial.blogspot.com/

RONNY DIAS 2 de setembro de 2009 às 17:23  

Conheço dezenas de pessoas que são totalmente viciadas em Coca, eu incluído!
;D
Mas depois desse banho de informação, nunca mais olharei pra uma garrafa ou lata de Coca com os mesmos olhos!!
hehehe.
Abraço!
http://ronnydias.blogspot.com/

PauLinha 2 de setembro de 2009 às 18:35  

leeeeeilane: Já tive o hábito de tomar refrigerantes. Coca-cola era um deles.
Mas, hoje em dia não mais.

CLaro que em festas ou outros locais aí fora, posso vir a tomar coca, numa boa. Afinal, não desgosto do sabor dela. Também me aventuro pelos Guaranás algumas vezes.

Contudo, posso perfeitamente ficar meses sem sentir falta de nenhum tipo de refrigerante.

Tenho preferência mais por sucos naturais, água ou mesmo leite. Agora, em termos de saúde, acho que um guaraná faz menos mal que tomar contantemente uma coca-cola, por exemplo.

PauLinha 2 de setembro de 2009 às 18:42  

RONNY DIAS: A Coca até consegue desentupir uma pia tranquilamente. [Se faz isso com a pia, imagina com nosso organismo]. Pela acidez e sua natureza mesmo. Beber coca-cola demasiadamente não faz bem para a saúde, isso é fato.

Anônimo,  2 de setembro de 2009 às 19:49  

É tem muitos Cocolatras de plantão por ai heiuheiuiueu ate fiz um post sobre a delisiosissima Fanta Maça no meu blog, também faz parte da Coca.

ótimo post da uma passada no meu blog

http://webmaluko.blogspot.com/

. 2 de setembro de 2009 às 19:59  

Eu adoro coca-cola, mas só com limão e gelo.
Prefiro tomar um guaraná, não sei pq...
Mas tem gente que é tão viciado que realmente toma coca-cola no lugar da água e isso é péssimo pra saúde.
BjOs^^

Nando! 2 de setembro de 2009 às 20:22  

Vlw pela visita ao Colando Ideias!
e qto ao post...
eu ainda prefiro Guaraná Antarctica!

maddie 2 de setembro de 2009 às 22:28  

eu prefiro coca-cola porque é mais gostoso o sabor. mas não sou viciada, tomo qualquer um.
a fanta e a kuat deve ser as mais comercializadas, depois da cocas. e ambas pertencem a marca coca-cola, é uma geração mesmo. a empresa entrou pra história, isso é muita coisa. se a coca-cola é ou não composta por substancias da cocaina, eu não sei. mas sei que faz mal pra saúde e então sempre que tenho a consciencia, escolho um suco. fiquei sabendo de muitas coisas atraves do seu post, parabéns e obrigada pelas informaçoes :)

Lucas Manoel,  2 de setembro de 2009 às 22:54  

Não vivo sem Coca !!!
dá uma passadinha aew !

www.furdunconosemaforo.blogspot.com
www.furdunconosemaforo.blogspot.com

André Farias 2 de setembro de 2009 às 23:13  

Ainda não sou viciado... hahahaha... Mas gosto muito de coca-cola... Ahhhh, Prove que é possível!!! haishaushaushihu.

umaeternacrianca.wordpress.com

Pobre esponja 3 de setembro de 2009 às 03:19  

Os comercias de duelo entre a Coca e a Pepsi são os melhores!
Apesar de no Brasil a coca "dar um banho", lá no USA a disputa é acirrada. Belíssimos reclames postados por ti, parabéns!

abç
Pobre Esponja

Desafio magra já 3 de setembro de 2009 às 09:31  

adorei o informativo!! amo coca ma nao sabia da historia dela.

vê erri eli #} 3 de setembro de 2009 às 10:17  

eu sou doente por coca-cola :O
HASAOISHIOASHIAOHSIO
muito bom (:

DidihxD 3 de setembro de 2009 às 10:27  

ahhh eu não sou viciado em guarana ... mas prefiro guarana a coca-cola. Acho que tem ter algo a ver com a cocaina cara, não é possivel, a pessoas que são movidas a coca-cola hsaushauhusa. Dolly é o q há suahsuhauhsauhsu

Anônimo,  3 de setembro de 2009 às 11:14  

Realmente, é vicio rsrs
Muito conhecida, e um belo marketing, ou seja,
Sucesso na certa!

Anônimo,  3 de setembro de 2009 às 11:40  

Ah, mas quem coca, cola!

Anônimo,  3 de setembro de 2009 às 11:41  

sou viciado em cola cola admito..
shUsu

Jonathan Zotti da Silva 3 de setembro de 2009 às 11:45  

Eu ainda prefiro Guaraná do que Coca, não que eu seja viciado, mas prefiro. :B Muito boa sua matéria. Fique com Deus, abraço.

http://makingdiference.blogspot.com/

Wander Veroni Maia 3 de setembro de 2009 às 11:48  

Parabéns pela pesquisa no post. Muitas das coisas sobre a marca soube agora ao ler o seu texto! Além disso, uma das coisas que mais me encanta na Coca-Cola são as propagandas: uma melhor que a outra!

Abraço

JuANiTo 3 de setembro de 2009 às 12:23  

A história da Coca é muito interessante!
Eles chegaram num nível dificil de imaginar que uma outra empresa alcance nos dias de Hoje!
Abraço!

Erich Pontoldio 3 de setembro de 2009 às 12:30  

Podemos fazer parceria de troca de links sim...sem problema

Talita Oliveira 3 de setembro de 2009 às 12:51  

Parabéns!
Muito interessante!
Eu já tentei várias vezes parar de tomar Coca.. mas é muito difícil...

Beijos...

Keisy Oliveira 3 de setembro de 2009 às 13:31  
Este comentário foi removido pelo autor.
Keisy Oliveira 3 de setembro de 2009 às 13:32  

Muitissimo maneiro este post! Quanta informação sobre a Coca-cola... Apesar de gostar bastante de Coca-cola, prefiro beber guarana... Sei lá, é mais gostoso...

Eu amo a E.Y. 3 de setembro de 2009 às 13:52  

Felizmente não sou viciado em coca-cola, mas conheço muitas pessoas que são.

Uma pena...

valeu!

Deni Maciel 3 de setembro de 2009 às 14:08  

coca/pepsi/guarana.
até spirte hoje em dia.
o//
mas to começando a parar d tomar refrigerantes como eu tomava antes
kkkkkkkkkkk
agora é um copo por dia e não 4
kkkkkkoka kola é foda.
é igual a globo
mesmo pessoas metendo o pau...
ela tomam ou asisitem.
abraços
linda quinta.
até q enfim chegou o dia do enterro do michael . ..
o renato gaucho caiu, falta o time.Cucair e
o senado tá a mesma...palhaçada
enfim...

eloisa 3 de setembro de 2009 às 15:25  

Me desviciei do guarana.

beijo

CAMILA de Araujo 3 de setembro de 2009 às 15:43  

Coca-cola já é um ícone!

www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

leilane 3 de setembro de 2009 às 16:24  

oii :D
aceito parceria sim :D
to adicionando seu banner lá :D

www.futil-porem-essencial.blogspot.com

Leo Lagden 11 de setembro de 2009 às 19:46  

Muito interessante a história da Coca Cola. Realmente conheço várias pessoas que são viciadas em Coca Cola.
Já trabalhei na fábrica e realmente o acesso à fórmula é restrito ao extremo. Essa história dos dois executivos é o que corre nos bastidores.

www.blogdoargonio.blogspot.com
www.abolaeogol.blogspot.com

OozZeias 23 de setembro de 2009 às 07:39  

A coca cola eh o refri mais acido que tem???

Super-Sapo.blogspot.com

Julio 23 de setembro de 2009 às 11:28  

Interessante... quais as fontes deste texto?

www.blogtemposmodernos.com.br

Postar um comentário

Os Comentários, são o seu espaço para dar sua opinião e complementar os debates sobre os assuntos que trato aqui no meu blog. Ou seja, você mesmo acaba formando sua opinião, eu apenas aponto o caminho.

Diga o que achou de verdade, estou aberta a elogios, e também as críticas, pois com elas poderei melhorar!
Blog Certas Coisas!!!

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

  ©Template by Cine Tube On - Cinema Online. Alterado por Paula dona deste blog. No ar desde: 24/07/2009 Certas Coisas... -

TOPO